Como posso melhorar as minhas negociações imobiliárias?

shutterstock_172031606

Continua a atuar junto dos seus clientes com base na insistência, tenacidade e confiança?
Com o aparecimento de um novo consumidor, cada vez mais informado e exigente, o teor de uma boa negociação assenta numa boa relação, no compromisso e na amabilidade de tratamento.

Seja compreensivo
Quem procura casa tem a cabeça cheia de dúvidas e ideias para pôr em prática. Seja flexível e tente primeiro perceber o que a outra parte realmente pretende. Ao ouvir os seus clientes está não só a mostrar-se interessado e preocupado com os seus interesses como conseguirá arranjar melhores soluções de negócio que agradem a ambos.

Seja verdadeiro
Num mercado competitivo o importante é diferenciar-se dos seus concorrentes. E um dos pilares essenciais é criar relações fortes e autênticas com os seus clientes. Seja honesto quando explicar as características de um imóvel. Profissionalismo e ética são as palavras de ordem.

Mostre-se informado
A oportunidade de mostrar aos seus clientes que é conhecedor do meio e daquilo que realmente os preocupa é meio caminho andado para cativá-los. Preocupe-se em analisar o mercado imobiliário e saber quais as lacunas a colmatar quando passa informação a quem procura casa. Com clientes cada vez mais informados, mostrar que sabe do que fala é uma forma de mostrar-lhes que podem confiar em si.

Seja flexível
Uma negociação no mercado imobiliário é um caminho mais ou menos longo. É preciso partilhar ideias e confrontar propostas. Somente depois de vários debates é que o negócio está efetivamente fechado. Apresente os seus argumentos e mostre-se recetivo aos argumentos da outra parte, de modo a ter uma visão mais pormenorizada dos prós e contras e trabalhar em conjunto com os seus clientes para um único objetivo: um negócio bem-sucedido. A cooperação é um dos pilares das boas práticas do marketing relacional.

Retire sempre alguma coisa boa
Nem sempre uma negociação no mercado imobiliário resulta na compra ou arrendamento do imóvel. No entanto, seja positivo e repense as suas estratégias de atuação. Aquele cliente não está disposto no momento a realizar um negócio consigo mas pode, eventualmente, fazê-lo no futuro. Analise o que correu mal e renove as suas metodologias para posteriormente melhorar a interação com clientes “menos fáceis”.

Lembre-se que o mercado está em constante movimento e que, todos os dias, é preciso lidar com clientes e necessidades diferentes. É importante não estagnar no tempo e procurar sempre manter-se dentro da dinâmica do setor!