O processo de venda de um imóvel raramente é simples e linear. Nem sempre (para não dizer quase nunca) é suficiente mostrar o imóvel e fechar um contrato. Das muitas variáveis que existem, a capacidade do mediador imobiliário satisfazer o cliente com a sua base de imóveis, talvez seja das mais complexas. Vender um imóvel exige, antes de mais, um conhecimento da nossa base de dados de imóveis (em que condições se encontram, serviços próximos, financiamento etc..). Mas mesmo um excelente imóvel não se venderá por si só, é necessário um investimento real em tempo por parte do mediador, para que possa efectivar a venda de uma forma simples e rápida.
Para tal deixamos aqui 4 valiosas dicas sobre como fazer isso:
Faça uma Escuta Ativa sobre o que o seu potencial cliente pretende:
Para conseguir otimizar as suas vendas, um dos primeiros passos será escutar primeiro e falar apenas depois. O processo de venda deve ser um diálogo contínuo e harmonioso. Por vezes existe a tendência em querer ‘despachar’ o imóvel X ou Y, mas mesmo que estes se cruzem com as preferências gerais ( T4 até 125.000€) do que o cliente pretende, será no diálogo com o cliente que se obtêm importantes e valiosas informações sobre o que o cliente pretende. Muitas vezes a grande dificuldade da venda não passa por convencer o cliente a comprar, mas sim a conseguir ir ao encontro das expectativas do cliente.Escute o cliente, e apresente-lhe as melhores soluções possíveis.
Esteja preparado para a venda:
Sem dúvida que o Cliente é o elemento chave no processo de venda, mas é preciso que este cliente esteja satisfeito, caso contrário ele pode facilmente procurar outra entidade para o ajudar na pesquisa de um imóvel. Como falado no ponto anterior, é preciso conhecer a sua base de dados e para isso é fundamental o uso de uma Aplicação específica para o mercado imobiliário, que lhe permita ter acesso, não só à base de imóveis, mas também a todas as informações que podem ser úteis ao cliente. O uso de uma Aplicação não apenas permitirá que tenha a sua informação trabalhada e acessível em qualquer lugar, como no caso da Aplicação do eGO Real Estate, mas também vai fazer com que consiga dar uma resposta em tempo útil. Ter 2 ou 3 imóveis de recurso é sempre importante. Facilmente conseguirá cruzar as preferências do cliente e ter uma alternativa presente sem que tenha de pedir ao cliente para voltar outro dia.
Seja um profissional seguro:
Mostre como é um bom profissional, saiba que conhece o cliente e que sabe o que ele pretende, mas sempre mantendo a escuta ativa. Segurança não é arrogância, ser seguro não é saber tudo, mas sim saber responder às questões do cliente. Isto de facto vai implicar um trabalho prévio por parte do mediador. Aquando da receção da Lead normalmente é efetuada uma chamada telefónica para despiste do que realmente o cliente pretende, após esse telefonema porque não enviar um questionário simples? Questione sobre algumas coisas que possam ter escapado na conversa telefónica, justifique com a necessidade de ter todos os dados para poder encontrar o imóvel que satisfará as necessidades do cliente. Uma boa aplicação de gestão para o imobiliário por certo permite-lhe enviar questionários de uma forma simples e adaptada a cada situação. Ao mostrar segurança está a passar imagem de profissionalismo ao cliente, que se preparou de facto para esta ‘missão’. O cliente confiará em quem lhe dê garantias de que fará tudo para encontrar o imóvel adequado.
Prepara-se para as dificuldades que possam aparecer:
No processo de venda o mais certo é surgirem alguns imprevistos, é quase inevitável. Um bom mediador estará preparado para evitar que estas situações aconteçam, mas nem sempre é possível. Quando surgir um problema, seja ele de que natureza for, é necessário manter a calma e tentar solucioná-lo da forma mais rápida e simples possível. Se estiver preparado para estes problemas, muitas das vezes será capaz de os solucionar sem que o cliente dê conta. Atenção, nunca minimize um problema que não tem a certeza de o poder resolver sozinho! Isso pode gerar uma quebra de confiança por parte do cliente, na sua capacidade de resolução de problemas. A maioria destes problemas poderão ser evitados através de um bom conhecimento do imóvel e do cliente, é fundamental estar em diálogo com o cliente, mostrando disponibilidade para resolver o mais rápido possível os problemas que surgirem.
O eGo Real Estate deseja- lhe uma boa semana e boas vendas