Quanto custa o sucesso do agente imobiliário na Internet?

blog_destaque2

Cada vez mais o sucesso do agente imobiliário está dependente das novas tecnologias. A procura mudou-se de malas e bagagens para a Internet e, tal como noutros sectores, os grandes investimentos publicitários dos agentes imobiliários fazem-se agora neste canal. É nos principais portais imobiliários, e nos motores de pesquisa, que o agente faz a captação de potenciais clientes para os seus imóveis.

A concorrer com o investimento do agente, estão os pesados orçamentos dos grandes portais imobiliários que, com a sua dimensão e especialização, não facilitam a atividade do pequeno agente que lhes queira fazer frente. Algo que não é necessariamente mau. O agente imobiliário não precisa de ser um expert para tirar proveito da internet.

Permitir que os portais façam o trabalho do especialista, e de seguida apanhar a sua boleia, é a opção mais inteligente que o pequeno agente pode tomar. Se não os pode combater, junte-se a eles.

Uma lead qualificada – um contacto válido de um potencial cliente – pode custar 50€ para um negócio de compra e venda e 35€ para um negócio de arrendamento. Estes valores não podem ser desperdiçados por mau acompanhamento, devem antes ser investidos pelo agente imobiliário na sua relação com o cliente. Para isso, não é necessário ser especialista em Internet, Redes Sociais, Email Marketing, SEO, nem em Webdesign. Um excelente comercial é aquele que ‘agarra’ o cliente até que a sua necessidade seja satisfeita.

O agente imobiliário deve rodear-se dos melhores parceiros tecnológicos e, através deles, encontrar a solução mais adequada ao seu negócio. O foco do agente deve ser as leads. Estas compram-se, têm um preço. O agente deve concentrar os seus esforços nas leads para concretizar o maior número de oportunidades em negócios.

É essencial saber quanto custa cada lead, quanto vale cada negócio fechado, quantas leads foram necessárias para fechar um único negócio e quantas foram dadas como perdidas.

Deve então investir o seu tempo a analisar quais os canais que lhe dão maior retorno, medindo efetivamente o sucesso de cada um deles. Desengane-se quem pensa que o pode fazer com uma análise superficial. Existem ferramentas adequadas no mercado, que o ajudam a medir o retorno do seu investimento em cada um dos canais. Esta medição deve ter por base um período nunca inferior a 6 meses. Quanto mais alargado o período em análise, mais real é o custo médio por lead para cada negócio fechado.

Não tem de ser um especialista em internet para ter sucesso online, da mesma maneira que não precisa saber construir uma casa para a saber vender. Ainda assim, é necessário investir na internet para ter sucesso no seu negócio, investimento esse que faz parte da atividade imobiliária atual.