A tecnologia evolui a uma velocidade estonteante, as impressoras 3D são uma das mais versáteis invenções dos últimos tempos. A ideia de conseguir materializar um objeto após a sua idealização é algo que há alguns anos nos pareceria tirado de um qualquer filme de ficção cientifica.
Existem vários modelos com aplicações completamente diferentes, algumas fazem apenas pequenos objetos, outras estão pensadas para situações de emergência, como a que está a ser desenvolvida para a Estação Espacial Internacional, permitindo aos astronautas fazer reparações de peças sem que tenham de esperar por uma “encomenda” chegada da terra.
Com tantas aplicações seria de esperar que o mercado do imobiliário e construção também fosse alvo desta inovação tecnológica.
A empresa chinesa WinSun utilizou uma impressora 3D para fabricar as peças para a construção de um prédio de 5 andares, que custou algo como 165 mil dólares. Utilizando um método que imprime uma camada, de cada vez, de betão reciclado. Claro que foi necessária a utilização dos habituais programas de desenho, para que engenheiros e arquitetos pudessem ter a certeza que estavam a criar uma estrutura completamente estável. A empresa afirma que com este processo 3D a redução do desperdício de materiais foi entre 30% a 60% menor do que é habitual, assim como o tempo de construção foi reduzido para cerca de 70% do tempo habitual.
Será este o futuro da construção?
Faça do eGO Real Estate o seu parceiro de confiança
Texto de: Vasco Neves