Força de Vendas: qual o poder de um objetivo comum?

shutterstock_126243965

As caraterísticas do setor imobiliário fazem dele um mercado pautado por um elevado nível de envolvimento do cliente. Como tal, são necessários profissionais de vendas munidos de certas caraterísticas, de modo a que as imobiliárias consigam atingir os resultados esperados.

Ter uma equipa sempre motivada e empenhada em ajudar no crescimento da empresa e em atingir os objetivos do negócio é, para muitas imobiliárias, a ideia de mundo ideal. No entanto, em termos práticos, as coisas tornam-se um pouco mais complicadas.

São várias as vezes em que nos deparamos com profissionais desmotivados, comerciais pouco determinados e equipas de vendas completamente destruturadas. É verdade que até nas grandes empresas existem colaboradores que precisam de estímulos externos para conseguir um melhor desempenho mas… é preciso agir e criar mecanismos estratégicos para aproximar os comerciais de si e dos colegas de equipa!

Qual o primeiro passo?

O foco está em criar uma imagem atrativa e coerente. Isto é, com todas as oscilações que têm vindo a ocorrer no setor, no grau de exigência dos clientes e dos próprios profissionais, entre outras, é preciso perspetivar uma visão de futuro estimulante e capaz de despertar o interesse de quem trabalha para si.
Tendo em conta que muitos profissionais são motivados por estímulos externos, a ideia de estabelecer um objetivo comum partilhado com toda a equipa pode ser importante e visto como um ‘desafio’. É essencial evitar discrepâncias de objetivos entre departamentos ou funções.
Defina objetivos claros e trabalhe estratégias para dar energia à sua equipa. Os incentivos certos melhoram afinidades e potenciam a eficiência da equipa como um todo.

Observe a sua equipa de vendas. Será que não é possível estabelecer um objetivo comum?