A velha máxima ‘Uma imagem vale mais do que mil palavras’ aplica-se na perfeição a quem procura casa na internet. A imagem por si só, tem uma carga informativa muito grande, fazendo com que as pessoas se interessem ou não por determinado assunto. Quando falamos do ramo imobiliário, isto é um dado adquirido e comprovado a todo momento, quando alguém procura casa para comprar ou alugar, a informação que tem mais peso inicialmente é sempre a fotografia.
Muitos clientes fazem um filtro inicial do que pretendem (T2 em Lisboa) e muitas vezes são-lhes devolvidos um número muito grande de resultados, sendo a quantidade e qualidade das imagens o filtro seguinte a aplicar. Se forem atrativas e conseguirem dar ao cliente a noção de espaço e estado de conservação, a probabilidade de ele querer obter mais informações aumenta significativamente. Estas são algumas das razões para que aposte na qualidade das suas fotografias.
Atualmente qualquer smartphone faz fotografias com bastante qualidade e resolução, não sendo necessário equipamentos topo de gama ou conhecimentos avançados de tratamento de imagem para se obter uma boa fotografia. No entanto é bastante importante saber tirar uma fotografia, principalmente se isso pode influenciar numa venda.
Deixamos aqui algumas dicas para que tire fotos de qualidade e que sejam eficazes na hora de convencer o seu cliente a visitar e comprar um imóvel.
Dicas
1- Prepare o espaço que pretende fotografar
Muitas vezes vemos fotos de imóveis que são um desastre, estão desorganizados e sujos. Uma fotografia destas não vai favorecer em nada a divisão ou a casa e dificilmente será um fator positivo na hora de fazer o negócio. Ao ver uma fotografia de má qualidade o cliente não vai conseguir visualizar o imóvel de uma maneira adequada. Antes de fotografar o imóvel verifique o estado em que está, se tiver mobilado tente organiza-lo um pouco como se fosse um cenário. Se estiver vazio, abra as janelas e aproveite a luz natural, se for necessário acenda as luzes e verifique o estado da pintura e a limpeza do chão.
2 – Organize as suas fotografias de forma a mostrar o imóvel ao seu cliente de uma forma sequencial e lógica
Quando faz uma visita a um imóvel com um cliente não entra pela casa de banho pois não? Ou pelo quarto? Não, entra pela porta que provavelmente vai dar a um hall ou a uma sala. Quando for tirar fotos a um imóvel, faça o trajecto como se estivesse a fazer uma visita ao imóvel com um cliente, passe por todas as divisões da casa de uma forma sequencial. Quando publicar as fotos tenha apenas atenção para que estas fiquem na mesma ordem.
3 - Tenha muita atenção à casa de banho
A casa de banho (assim como a cozinha) é uma divisão que tem de estar limpa, ou pelo menos assim deve transparecer. Um dos erros mais comuns é o tampo da sanita estar levantado, assim como o cesto dos papéis não ter tampa é erro crasso. Tenha também atenção aos espelhos, tente fazer a foto de forma a não aparecer o seu reflexo na foto, afinal você não faz parte da casa.
4 – A importância do ângulo em que a foto é tirada
Evite tirar fotos de baixo para cima (ou vice versa), pois o ambiente pode ficar deformado e dar uma impressão errada ao cliente. Opte antes por tirar as fotos a partir de um canto da divisão, desta forma dará uma visão mais realista do espaço.
5 – Faça valer a venda do espaço interno e externo
Não se limite a fotografar as divisões do imóvel, aproveite a vista das janelas se for possível. Se tiver vista para o rio aproveite essa imagem, se tiver vista para um jardim verde e florido aproveite também, venda mais do que 4 paredes. Encontre também aqueles elementos que podem trazer mais valor ao imóvel como a churrasqueira, piscina, terraço, garagem, aquecimento ou varandas grandes etc. Na hora da decisão estes elementos podem ser fundamentais.
É verdade que vai ter mais trabalho, mas pense que é preferível ter este trabalho a preparar o imóvel para o tornar mais vendável, e desta forma garantir uma negociação mais tranquila e rápida, facilitando o seu trabalho na hora de vender este imóvel. É uma situação onde todos saem a ganhar.
Texto de: Vasco Neves