1-Fique focado em si próprio
Deve fazer o melhor que pode para focar-se nas suas tarefas, independentemente de novas políticas, rumores ou manobras não-produtivas mundanas. Isto não significa que se deva alhear dos outros, mas sim concentrar-se no que está a fazer. A confiança emerge através de uma combinação de horas produtivas, encare o trabalho com uma atitude proactiva.
2-Identifique os seus pontos fortes e capitalize-os
Uma das melhores formas de reforçar confiança é ter presente quais as suas forças, e descobrir as melhores formas de as integrar no que faz todos os dias. Deve assim, fazer um balanço das coisas que faz melhor do que ninguém e perguntar-se: “Como posso usar estas caracteristicas no meu trabalho?” Se a sua atual forma de trabalhar não se traduz em as oportunidades para maximizar as suas forças, pense em outras formas mais eficazes.
3-Identifique as suas fraquezas e trabalhe-as
Se existem fraquezas que estão a afectar a sua confiança, faça um plano para as reduzir ou eliminar. Não deve ficar obcecado com essas fraquezas, o importante é conhecer os seus pontos fracos e fazer o devido esforço para ultrapassá-los.
4-Acredite em si mesmo
Pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas uma atitude de confiança, aliada a um esforço de melhoria, podem fazer com que alcance resultados não esperados.
5-Vigie de perto o seu sucesso
Mantenha um registo dos seus feitos diários. Escreva uma lista de tarefas a executar. Sempre que cumprir algum item da lista, pode riscá-lo, desta forma pode gerir melhor o tempo para os itens que lhe falta executar, e medir a sua produtividade. Também pode manter um ficheiro digital dos feitos alcançados, guarde os e-mails que recebe de parabéns, as mensagens de “bom trabalho” dos seus colegas e chefes, as notas que escreveu sobre si próprio nos sucessos alcançados, as cartas de agradecimento e reconhecimento. Sempre que duvidar das suas capacidades, consulte o este ficheiro.
6- Reaja quando a sua confiança é ameaçada
Aceite que isto vai acontecer, caso receba um comentário menos positivo que abale a sua confiança, pense em formas como melhorar, e analise o que fez de errado para não repetir.
7-Perceba o que os outros pensam do seu trabalho
Pergunte a pessoas que respeite, uma opinião sobre quais suas três maiores forças. Peça feedback aos seus colegas e superiores sobre o seu desempenho. Peça-lhes para identificarem quais os pontos que deve melhorar. Por vezes as outras pessoas vêem mais talento em nós do que nós próprios.
8-Desafie-se
Alcançar feitos que julgava não ser possíveis pode ser uma boa forma de aumentar a sua confiança. Encontre projetos e trabalhos que lhe permitam novas oportunidades de usar as suas capacidades. Tente algo novo, faça-o em pequenos passos se necessário. Não julgue a sua performance demasiado cedo e evite comparar-se a alguém que já realiza a mesma atividade há muito mais tempo.
9-Seja um modelo exemplar de atitude positiva
Desenvolva uma atitude positiva. Positivo nem sempre é sinónimo de felicidade, mas na maioria das vezes é sinónimo de resiliência. Foque-se em dar soluções em vez de passar muito tempo a discutir o problema. As pessoas são atraídas para aqueles que têm uma atitude positiva, especialmente quando os desafios emergem.
10 – Pondere bem as suas reações
Uma das formas mais eficazes de ganhar confiança é elevando o seu radar emocional no local de trabalho. Leia através das acções dos seus colegas, especialmente quando isso afecta a sua auto-confiança. Compreenda que eles podem agir de sobre influência de frustração ou stress.
Texto de: Vasco Neves