Qual a importância das redes sociais para o imobiliário?

shutterstock_105325643

As novas tendências do marketing, centradas na criação de laços e na aproximação ao cliente, fazem das redes sociais o canal ideal para estabelecer pontos de contacto imobiliária/cliente.
O quotidiano é, cada vez mais, preenchido por interações com as novas tecnologias e ferramentas digitais, seja para acompanhar notícias ou para procurar informações e opiniões sobre determinado imóvel. As redes sociais vieram facilitar a forma de comunicar com quem procura casa e, mais importante, intensificar a comunicação boca-a-boca.

Na prática, tendo em conta o envolvimento necessário por parte do cliente, quem tenciona comprar, arrendar ou vender um imóvel procura informações, opiniões e experiências provenientes de outros clientes. É necessário adaptar-se à nova realidade de negócio, estar atento às mudanças derivadas de um consumidor mais exigente e informado e planear e analisar a sua atuação nas redes sociais.

Se há anos atrás a internet era pensada como uma ligação entre computadores, hoje a ideia centra-se numa ligação entre pessoas. Deste modo, o seu objetivo deve passar por criar conteúdos focados numa maior aproximação e identificação com os seus clientes em detrimento da “miopia de vendas” praticada até então.
Ao afastar-se da colocação exclusiva de posts sobre imóveis comercializados pela sua imobiliária e ao colocar conteúdos variados na sua página do Facebook (sugestões de decoração, notícias sobre sustentabilidade e meio ambiente, “dicas” sobre o mercado imobiliário), está a transparecer que o seu foco não se limita à concretização de negócios. Num ambiente competitivo ir mais longe é um pré-requisito. Então, se mostrar interesse nas pessoas que consultam a sua página, independentemente destas fecharem ou não um negócio consigo, é uma forma de construir relacionamentos baseados em confiança e credibilidade.