Antes de pensar em tirar fotografias aos seus imóveis em carteira, deve conhecer as possibilidades de equipamentos fotográficos disponíveis bem como as suas caraterísticas, de forma a adequar a escolha de acordo com os seus conhecimentos e objetivos.
Se fizer uma pesquisa sobre o mercado fotográfico, perceberá a existência de uma extensa variedade de marcas, modelos e preços, associados a máquinas adequadas para amadores ou para quem já possui alguns conhecimentos fotográficos. A escolha do material deve basear-se nos seus conhecimentos e nas características que pretende obter nas fotografias.
Máquinas digitais compactas
Este tipo de máquina é ótimo para quem possui poucos conhecimentos a nível fotográfico. Atualmente, quase todos os modelos disponíveis no mercado oferecem a possibilidade de capturar fotografias com grande qualidade. Com um tamanho comparado ao de um smartphone e que lhes confere facilidade de transporte e arrumação, as máquinas compactas destacam-se através do zoom ótico que, confrontado com a maioria destes telemóveis, tem uma qualidade superior. No entanto, se tem como objetivo fazer vídeos, as máquinas compactas têm algumas limitações ao nível da captura de som.
Máquinas semiprofissionais e profissionais (DSLRs)
Ao permitirem o uso de diferentes lentes e de vários tipos de foco, as DSLRs têm vindo a ganhar espaço junto do público. Um equipamento versátil, capaz de captar fotografias e vídeos de grande qualidade e que possui sensores de luz e estabilidade é ideal para quem procura fotografias que vão além daquilo que se consegue com uma simples máquina compacta.
Com uma pequena profundidade de campo, estas máquinas conseguem focar pontos específicos e deixa o resto do plano desfocado. Nas fotografias para o imobiliário, esta pode ser uma característica interessante para quando pretende destacar certos pormenores do imóvel – maçanetas trabalhadas, por exemplo.
No entanto, devido a todas as possibilidades que oferecem, as DSLRs são máquinas que exigem alguns conhecimentos fotográficos ou algum tempo de estudo sobre o seu funcionamento. Se ainda não conseguiu explorar todas as funcionalidades da sua máquina, algumas configurações pré-definidas ajudam-no a ter melhores resultados em diferentes condições de luz.
Tripé
A maioria das fotografias desfocadas resulta da instabilidade no momento de “fazer o clique”. Para evitar fotografias tremidas o uso de um tripé é recomendável. É importante dar estabilidade às suas fotografias e, no caso dos vídeos, resultados com movimentos bruscos e constantes retiram o profissionalismo ao seu trabalho.
Caso não esteja interessado em despender dinheiro com acessórios extra, lembre-se que pode utilizar outros apoios para conferir estabilidade à sua máquina (móveis, livros e caixas são uma boa opção).