Qual a importância da luminosidade ao fotografar imóveis?

5wt5JkmDRH7BCZWPYcbPqBGchSgLGVadH7eLssyNl

São várias as vezes em que nos deparamos com fotografias de imóveis demasiado escuras ou com um único ponto de luz demasiado intenso. Num ambiente competitivo pautado por clientes exigentes, apresentar boas fotografias é uma maneira de ganhar vantagem competitiva e diferenciar-se dos seus concorrentes. E o melhor é que não é difícil conseguir melhorar as suas fotografias!

O primeiro passo?
A escolha do dia e das horas em que pretende fotografar é o primeiro aspeto a ter em consideração. É importante que haja luz natural suficiente. Isto porque, muitas vezes, a ideia de que o flash resolve os problemas de falta de luz está errada. Em muitas situações acontece precisamente o contrário, pois o mecanismo das máquinas comuns produz uma luz muito dirigida que resulta numa iluminação excessiva de um único ponto da fotografia.

Como conseguir boas fotografias do interior do imóvel?
Sendo que o objetivo passa por aproveitar as mais-valias que a luz natural consegue oferecer às fotografias, abra todas as janelas e deixe a luz entrar. No entanto, é preciso ter cuidados redobrados e verificar se a incidência direta do sol não originou reflexos ou sombras indesejáveis. Se isso acontecer experimente fechar algumas janelas ou ligar as fontes de luz artificial disponíveis. A última hipótese é bastante útil quando se pretende iluminar um espaço específico e dar ênfase a pequenos detalhes.
Por outras palavras, deve aproveitar a luz natural dos ambientes e recorrer a luz artificial somente se for necessário. Tenha apenas em atenção não focar diretamente o ponto de luz, de forma a evitar o efeito de contraluz. Conseguirá obter melhores resultados ao posicionar-se de costas ou lateralmente em relação à origem da luz.

Como obter bons resultados ao fotografar o exterior?
Ao fotografar no exterior a importância da luz natural aumenta. Então é imprescindível agendar dias de sol e céu limpo para a tarefa de captar imagens da fachada e das áreas envolventes. Mais uma vez deve evitar a iluminação frontal, pois o efeito de contraluz prejudicará a captação dos detalhes.
Depois de se posicionar corretamente, o foco recai na preocupação de que todos os objetos enquadrados na imagem devem ter a mesma luz. Ou seja, o objetivo é estar tudo ao sol ou tudo à sombra? No caso de ser relevante mostrar a sombra em determinada zona, organize-se de modo a fotografar esses locais de manhã cedo ou ao final da tarde, no resto dos períodos a luz é muito branca e torna a zona sombreada demasiado escura para ser bem fotografada.

Uma fotografia com boa luz tem um impacto positivo junto dos clientes!