A internet transformou a forma como se trabalha no mercado imobiliário. As empresas que não se encontram presentes na internet, perdem garantidamente um grande número de potenciais clientes.
A internet veio permitir que se chegue, de uma forma simples e rápida, a muitas pessoas e acrescentando a mais-valia de se poder interagir diretamente com elas.
O número de utilizadores que todos os dias recorre à internet para interagir com outros utilizadores ou procurar informações sobre empresas, produtos e serviços aumenta diariamente.
É um facto consumado que setor imobiliário se estabeleceu de malas e bagagens na internet.
É o potencial da web, enquanto espaço privilegiado de interação e a análise destes novos hábitos de consumo e pesquisa, que permitiu aos mediadores a captação de um novo tipo de consumidor de imobiliário – O Consumidor Digital.
Chegar ao público através da internet é mais rápido, mais eficaz e permite analisar melhor os resultados obtidos, algo que seria quase impossível de fazer (de uma forma apurada) através de classificados do jornal ou folhetos informativos.
A pesquisa de imóveis através da internet criou novas oportunidades, mas também novos desafios!
É fundamental complementar a forma mais tradicional de trabalhar com os novos métodos da era digital. Uma empresa de mediação deve ter uma visão 360º do seu cliente e mercado de atuação, caso contrário, corre o risco de ser ultrapassada pelos seus concorrentes.
A internet disponibiliza uma série de recursos simples, mas muito eficazes, para captar novos clientes. Os sites imobiliários de última geração estão adaptados aos diferentes dispositivos móveis. Os portais especializaram-se unicamente em imobiliário (o CASA SAPO foi pioneiro nesta especialização) o que permitiu que espaços específicos na internet possam dar grande visibilidade aos imóveis publicados. Também as diferentes redes sociais se têm afirmado como um excelente veículo para a divulgação das carteiras de imóveis.
Um grande número de utilizadores de redes sociais, estão recetivos a receber e a partilhar informações sobre produtos e serviços.
Mas a utilização dos recursos disponibilizados pela internet obriga a que os mediadores façam um investimento, que não é exclusivamente (nem necessariamente) monetário, é também um investimento de tempo e de esforço de adaptação.
No geral quem procura casa está mais exigente, e quem procura casa na internet sabe bem o que pretende. Conceitos como SEO tornaram-se comuns no vocabulário destes mediadores da era digital, que compreendem que existem fórmulas mágicas para se destacarem na internet.
É necessário uma boa estratégia de comunicação e marketing, mas também investimento em formação pessoal, em conteúdos e em técnicas para poder chegar a mais (e melhores) clientes.
Embora seja fundamental um conhecimento de marketing digital, uma empresa de mediação imobiliária não tem necessariamente de ser uma empresa especialista em marketing para ter sucesso!
Antes de pensar em marketing digital é necessário que a empresa tenha uma estrutura organizada e com linhas definidas para implementar a sua estratégia.
Um bom sistema de gestão dedicado ao imobiliário é fundamental!
A estratégia da sua empresa deve começar na facilitação de processos e otimização de vários recursos.
Apresentamos os 4 G´s fundamentais em qualquer Sistema de Gestão Imobiliário
- Gestão de Imóveis
- Gestão de Contactos
- Gestão de Leads
- Gestão da Força de Vendas
Estes 4 pontos são fundamentais em qualquer sistema, aliados a um bom Site Imobiliário, à possibilidade de Publicação direta em Portais Imobiliários e não descurando a Integração com as Redes Sociais.
É importante que as empresas de mediação imobiliária se façam rodear dos melhores parceiros e desta forma poderem trabalhar para mais e melhores negócios.
Investir em marketing digital tornou-se fundamental, e os sistemas especializados para o imobiliário, como o eGO Real Estate, são fundamentais nesse investimento, incorporando muitas funcionalidades como o email marketing, que permite aos utilizadores a utilização de recursos que anteriormente não se encontravam disponíveis.