Feiras Internacionais de Imobiliário – Estar ou não presente, eis a questão.

shutterstock_104303930

A maioria das empresas de imobiliário possuem um leque, mais ou menos diversificado, de estratégias de marketing. Num mundo em constante evolução tecnológica onde o Aqui, o Agora e o imperam, muitas empresas optam apenas por soluções de marketing digital. É um fato que o correto uso das ferramentas digitais e do vasto conjunto de redes sociais, é uma mais valia para atingir públicos mais alargados.

Mas algumas empresas pela especificidade do seu negócio, ou do target que pretendem atingir, continuam a privilegiar bastante o contacto direto com potenciais clientes, parceiros e até mesmo concorrentes. Neste ponto de vista a participação em Feiras (Internacionais e Nacionais) de Imobiliário, tornam-se instrumentos fulcrais e por vezes decisivos para o sucesso no mercado imobiliário.

Ao participar numa feira pode observar in loco o que os outros fazem. Esta é também uma maneira de ganhar novos clientes, e fidelizar com operações de charme clientes já existentes, é também uma forma de mostrar produtos e serviços.

Vantagens da participação:

1- É importante participar para perceber como estão a trabalhar os nossos concorrentes, mas também como forma de atualizar a sua noção do mercado. Em casos onde se está a tentar entrar num determinado mercado, estes podem ser excelentes locais para encontrar parceiros estratégicos.

2- A empresa funciona a 360 graus, pois necessitam de fundir competências como: forças de vendas, relações públicas e promoção de produtos serviços.

3- Dar-se a conhecer aos demais intervenientes do mercado imobiliário presentes.

4- Mas a simples presença numa feira, não é garantia de negócios diretos e rentáveis. Nunca se deve ver este tipo de certames de uma forma única e isolada, este é um tipo de marketing muito específico que obriga a uma preparação para que possa dar frutos duradouros.

De seguida apresentamos alguns aspetos que deve levar em atenção quando ponderar a participação numa feira.

Prepare a participação na feira como prepara qualquer outro negócio.

Participar numa feira implica que se faça uma séria preparação prévia. Este trabalho pode ter de ser feito por vezes com meses de antecedência. Defina qual é o objetivo da feira, se tem algum target que lhe interesse mais. Evite participar apenas porque alguns dos seus concorrentes o fazem. Obtenha o máximo de informação possível  junto dos organizadores, de forma a poder planear e programar o seu tempo. Mais do que mostrar produtos e serviços, estas feiras são também  espaços privilegiados para o enriquecimento profissional, uma vez que participam sempre nomes de referência do imobiliário.

Defina um orçamento realista

Encarar a feira como uma despesa é por si só um erro, mas não deve descurar de ter um orçamento equilibrado e adequado à sua estratégia (e carteira). A participação neste tipo de certames é um investimento a longo prazo, mas todos sabemos que os custos inerentes são sempre a curto prazo, por isso tenha em atenção a elementos como:

• Aluguer / compra de stands.
• Montagem de material e equipamentos.
• Deslocações e transportes (de pessoas e/ou mercadorias).
• Publicidade e Divulgação.
• Alojamento e alimentação (quando aplicável).

Avise os seus clientes que vai estar presente no evento X, prepare todo o marketing pré-feira.

Este é um dos pontos mais importantes, avise os clientes e potenciais clientes que vai participar num certame. Muitas vezes é nestas feiras que os clientes conhecem as pessoas com quem habitualmente falam via email ou telefone. Caso seja possível envie convites por direct mail, utilize instrumentos como newsletters, email ou convites físicos (para aqueles clientes mais importantes). A divulgação nos sites e redes sociais da empresa também pode ser uma boa forma de chegar a um público mais vasto. Por fim, e caso o orçamento o permita, publicite também nos meios de comunicação mais tradicionais, tv, rádio e jornais. Mais do que ter muitos visitantes no seu stand, é importante que tenha visitantes que façam parte do seu público alvo, e de onde possa extrair contactos sólidos para futuros negócios.

Simpatia e competência durante a feira

Ao deslocar-se ao seu stand, um potencial cliente por norma vai movido de alguma curiosidade, seja para saber mais informações sobre os serviços ou até mesmo sobre a empresa. Esteja preparado para efetivar um negócio naquele momento se necessário. É aqui que todas as competências de um bom comercial serão postas à prova.  Para isso é necessário que tudo tenha sido planeado com algum rigor.

• Adapte os seus produtos ao tipo de certame em que participa.
• Vá preparado com algumas ofertas, além de funcionarem como “cartão de visita” os brindes são também chamariz para o seu stand.
• Leve documentação e material informativos sobre a empresa e produtos.
• Tenha o stand limpo e arrumado, de forma a que os visitantes fiquem com uma imagem organizada e positiva da empresa.
• Aproveite e visite (sempre que possível) os outros stands.

Pós feira

• Elabore um relatório pós feira, faça um balanço que apanhe em traços gerais todo o evento.
• Organize e catalogue todos os possíveis contactos.
• Verifique se necessita de enviar alguma documentação extra a algum interessado.
• Faça um balanço junto de todos os participantes da sua empresa na feira, qual foi o feedback de cada um deles, se conseguiram algum negócio, aspetos negativos e  positivos.

Texto de: Vasco Neves