Desde a sua criação em 2009, o Pinterest tem vindo a ganhar lugar entre as redes sociais com mais utilizadores e, segundo dados do Mashable (site sobre internet e redes sociais), a quantidade de tráfego que recebe diariamente colocou-o na posição de sexto site mais visitado do mundo.
Perante esta realidade, enquanto profissional do setor imobiliário não pode ficar indiferente às novas formas de fortalecer o relacionamento com os seus clientes.
O Pinterest – combinação do inglês pin (alfinete) com interest (interesse) – permite que o utilizador – chamado pinner – crie e partilhe fotografias e vídeos com outros utilizadores da rede.
A forma de funcionamento desta rede social é acessível e intuitiva: o utilizador fixa imagens com links associados – os chamados Pins – e partilha tudo com os seus seguidores. A facilidade desta ação permite-lhe atrair tanto potenciais clientes como público desconhecido, além de ser possível seguir pessoas com interesses comuns aos seus e partilhar as suas imagens no seu perfil.
O fator chave do Pinterest é que, ao contrário do Instagram, o principal objetivo não está relacionado com habilidades fotográficas ou edição de imagem. A ideia de conteúdo relevante para o público ganha forma com o Pinterest! Concentre-se em mostrar imagens sobre o mercado imobiliário que sejam relevantes para quem se interessa pelo setor.
E no mercado imobiliário as possibilidades de ter imagens bonitas e com boa qualidade são infinitas. Por isso utilize as mais-valias da imagem e foque-se em captar a atenção dos seus potenciais clientes.
Lembre-se que as key-words são inspirar, atrair, cativar, converter.
Para melhorar as suas relações e aumentar a captação de clientes, lembre-se:
Palavras-chave: Tente ser o mais específico possível nos termos escolhidos. Opte por frases curtas em detrimento de palavras soltas uma vez que, muitas vezes, têm um impacto mais positivo. Por exemplo: “imóvel rústico” ou “azulejos século XIX”.
Hashtags (#): São palavras-chave associadas a uma imagem que serão indexadas pelo Pinterest e sempre que um utilizador faça uma pesquisa, todas as imagens associadas àquele termo específico irão ser-lhe apresentadas. No contexto imobiliário, a importância desta ferramenta está relacionada com a atração de novos clientes, uma vez que ao procurarem por “imóvel rústico” se o termo estiver associado a uma das suas imagens, a fotografia aparecerá algures nos resultados.
Links: Imagine que pretende colocar no seu perfil uma fotografia de um dos seus imóveis em carteira. O ideal é associar o link direto para os detalhes dos imóveis no seu site imobiliário, para que sempre que um utilizador clique na imagem consiga visualizar mais informações.
Depois de criar um perfil no Pinterest deve colocar o botão da rede social no seu site!