Com a concorrência entre profissionais do imobiliário a ser cada vez maior, é preciso destacar-se dos demais e pensar em formas de despertar o interesse de quem procura casa.
A ideia de aumentar as recomendações dos clientes a outros potenciais interessados é um sonho de qualquer mediador. Mas sabe por onde começar? Apresentamos-lhe alguns conselhos para conseguir este objetivo!
As recomendações não são automáticas
Está a fechar um número considerável de negócios e, mesmo assim, o número de contactos não aumenta como esperado? Uma ótima carteira de imóveis e um bom serviço podem não ser suficientes para gerar recomendações. Certos clientes gostam da oportunidade de partilhar experiências com amigos, familiares e colegas de trabalho. Observe os seus clientes e, se for este o caso, aproveite para sugerir que o recomendem.
Ofereça algo aos seus clientes
A ideia de pedir que o ajudem a encontrar novos contactos deve vir acompanhada de qualquer coisa física que causa boa imagem e que ajude a reforçar a recomendação. Não precisa de algo muito elaborado. Existem soluções simples e económicas, como cartões-de-visita, um QR Code para uma página especial, uma newsletter impressa… qualquer coisa que mostre o trabalho da sua imobiliária.
Identifique os clientes mais influentes
Podem até não ser os seus melhores clientes ou aqueles que correspondem às suas maiores receitas mas, saber qual o nível de influência dos seus clientes pode ajudá-lo no momento de conseguir mais recomendações. Pessoas bem posicionadas nas suas redes de contactos têm, geralmente, opiniões com mais peso para outras pessoas.
Foque-se no relacionamento com os clientes
Após estabelecer o primeiro contacto com quem procura casa, o mais difícil é criar uma relação sustentada pela confiança. Este apeto é importante pois os seus clientes não irão referenciá-lo até sentirem que podem confiar em si e na sua imobiliária. Comece por tratar cada cliente de forma personalizada e faça com que cada venda, cada ação de marketing, cada email ou telefonema comercial, sejam o inicio de uma recomendação futura.