Muitas vezes tem imóveis em carteira que têm dimensões menos bondosas e tem dificuldades em encontrar formas convincentes de mostrar aos clientes que, de facto, é um bom negócio? Pois bem, existem pequenos truques que podem ser feitos – de forma económica! – e que, quando bem realizados, conferem um valor acrescentado ao seu ‘pequeno imóvel’.
As cores das paredes são importantes?
Uma das formas de tornar uma divisão aparentemente maior é através da cor da pintura escolhida. Cores claras (branco e tons pastéis) são o ideal, refletem a luz natural e tornam o ambiente mais claro e limpo. No entanto, se só tiver à disposição cores mais escuras também pode conseguir um bom resultado, basta dar ênfase à iluminação e tentar aplicar a tinta em paredes pequenas de forma a não tornar o ambiente demasiado pesado.
Os padrões dificultam a tarefa?
Bem pelo contrário. Pintar as paredes com certos padrões é uma forma original de tornar o ambiente maior. Usar linhas horizontais em paredes curtas dará a impressão de que a divisão se prolonga por mais espaço. Por outro lado, linhas verticais são ideais para divisões baixas, pois, visualmente, ajudam a ‘criar’ uma parede mais alta.
Unir divisões é uma opção?
Muitas vezes ter a cozinha ao lado da sala é uma oportunidade de aumentar o espaço num imóvel pequeno. Tendo em conta que são espaços onde é normal as pessoas reunirem-se para conviver, é importante criar um espaço agradável e onde haja espaço para todos. Pense em retirar a parede que separa as duas divisões e criar uma única divisão. A sugestão para separar os dois ambientes passa então por utilizar cores diferentes nas divisões. Assim junta o útil ao agradável, duas divisões visualmente distintas mas que partilham um espaço em comum.