No seguimento da primeira parte deste artigo, falamos agora da importância de se ter uma forte presença online. Anteriormente abordámos os sites e portais imobiliários, damos seguimento nesta segunda parte do artigo às redes sociais, blogs corporativos e email marketing.
As redes sociais são mais uma importante ferramenta na comunicação e relação com o público-alvo. Não têm, normalmente, custos associados e são mais uma forma de se dar a conhecer e conhecer. No entanto, hoje em dia, e devido à saturação e massificação deste fenómeno, há que ter uma estratégia delineada.
Deve saber, a priori, responder às seguintes questões:
- O que se quer comunicar?
- Que informação se quer partilhar?
- Quem é o público-alvo?
- Que objetivos se pretende alcançar?
Depois de respondidas e analisadas as questões acima, deverá optar pela(s) rede(s) social(s) que se melhor se enquadram aos seus requisitos.
Seguem algumas das redes sociais que sugerimos para o ramo imobiliário:
Facebook – esta é a rede social por excelência, onde pode encontrar um público-alvo misto: amigos, conhecidos, parceiros de negócio, clientes e potenciais clientes. Podem partilhar-se imóveis e novidades, de uma forma mais descontraída e apelativa, por forma a despertar a curiosidade, e posteriormente, a partilha e encaminhamento para o website imobiliário.
Não se devem ignorar comentários e muito menos apagá-los – deve manter-se um padrão de comunicação e replicá-lo. Deve interagir-se com o público, mas de forma equilibrada.
Youtube – Promove a partilha de imóveis em formato de vídeo e permite a criação de um canal institucional, por exemplo. Pode replicar-se uma visita a um imóvel através de um vídeo e estimular a curiosidade, e o posterior contacto com o público – que é também misto neste caso. Este formato multimédia pode ser partilhado noutras redes sociais, como o Facebook ou Instangram, e potenciar a comunicação em diversos canais.
Instagram – A rede social em que a fotografia prevalece ao texto. Os filtros, dignos de dotes profissionais, permitem a partilha de imagens em tempo real com os seguidores (pessoas, empresas, marcas).
As hashtags – “palavras” que se devem iniciar com o símbolo # (cardinal), seguidas de palavras ou palavra, sem espaçamentos e que remetem, posteriormente, para uma lista de resultados referentes às fotografias publicadas com as mesmas hashtags - devem utilizar-se como legenda e são referentes à própria imagem, ou sentido que se pretende dar: #casa #sonho é um exemplo de legenda que pode ser colocada.
Na visita a um novo imóvel, pode-se por exemplo, tirar uma fotografia interessante, filtrá-la e partilhá-la imediatamente, através do Instangram, com uma legenda de #novoimóvel #brevementenosite – pode assim despertar a curiosidade dos seguidores e gerar tráfego para o website imobiliário.
Pinterest – A rede social que permite partilhar e agregar em moodboards, imagens e fotografias, chamados de pins. É uma fonte de inspiração e permite conhecer mais de perto o que faz o nosso público e do que gosta. Podem seguir-se marcas, empresas e pessoas. O objetivo é ser seguido e o nosso conteúdo ser partilhado. Como? Através de imagens e fotografias cuidadas e relevantes.
Dicas de moodboards ou álbuns para o ramo imobiliário:
- Decoração
- Bricolage
- Casas de sonho
- Casas de campo
- Faça você mesmo
- Apartamentos modernos, etc.
LinkedIn – É a rede social profissional: virada para o networking com o objetivo de promover ligações entre empresas, parceiros, clientes, concorrentes, colaboradores e potenciais colaboradores. Aqui pode encontrar dicas, discutir tópicos relacionados com o sector, escrever artigos, recrutar colaboradores, conhecer melhor a concorrência e o mercado. É importante passar uma imagem profissional e coerente.
O objetivo das redes sociais é potenciar o relacionamento e a comunicação com os clientes, e como tal deve ser encarada como parte de uma estratégia global de comunicação. Devem conhecer-se os pontos fracos e fortes, para eleger as mais adaptadas à nossa realidade e necessidade. Não esquecendo que seja qual for a escolha, deve manter-se uma comunicação ativa e relevante, pois transmite confiança ao público-alvo.
Os blogs são também muito importantes como forma de promover os websites imobiliários. Tendencialmente, não são uma aposta em Portugal, mas começam a ganhar terreno. Fomentam a criação de conteúdo informativo e interessante, para benefício do potencial cliente – leitor. Podem ser escritos artigos sobre diversos tópicos ligados ao mercado imobiliário, como dicas sobre imóveis e localizações, tendências, informações sobre o mercado, eventos e atividades, entre outras, gerando visitas ao website imobiliário e consequentemente novos contactos. Mais uma vez, aqui, o sucesso de um blog depende da relevância do conteúdo e da sua atualização.
O e-mail marketing, ou envio de comunicações massivas, continua a ser um excelente veículo de partilha de informação diversa, para clientes e potenciais clientes. A informação pode passar por notícias da empresa, do sector, novidades, imóveis, etc. e o seu acesso deve ser sempre disponibilizado a partir do website imobiliário (formulário de subscrição). Newsletters, questionários, artigos, comunicados de imprensa, podem ser enviados massivamente através do e-mail marketing, com o propósito de informar o subscritor. Manter os potenciais clientes informados sobre as últimas novidades, levará ao sucesso da empresa.
Todas estas ferramentas de comunicação online possibilitam o incremento mútuo: um portal potencia a procura de um website, que potencia o contacto com a empresa. As redes sociais fazem com que a visita aos websites e portais seja maior. É portanto uma cadeia em que todos os componentes são importantes e devem ser criteriosamente analisados e aproveitados. No entanto, o primeiro passo é criar um website imobiliário apelativo e atualizá-lo com informação relevante e frequente – porque é a fonte da informação. Posteriormente, a informação pode ser divulgada para uma maior audiência através de todos os outras ferramentas – tendo os portais um lugar de destaque.
A aposta de hoje é o resultado de amanhã e com o eGO Real Estate consegue estar presente nas principais plataformas de comunicação na internet, através de um click.
Saiba mais em: www.egorealestate.com
Leia a primeira parte deste artigo
Artigo: Ana Reis