Como aparecer nas primeiras páginas do Google através de SEO – Parte I

verde-shutterstock_50436541

Um dos pontos principais de qualquer estratégia de otimização de sites, é a pesquisa de mercado. Entender o seu cliente, o que pesquisa e por conseguinte identificar as palavras-chave que caracterizam esse interesse, são questões fundamentais.

Se ainda não fez essa pesquisa, o Google Trends é por onde deverá começar.

Antes de explicarmos como deverá otimizar o seu site em termos de SEO, é necessário que entenda que estes tipos de estratégias, por si só, não irão garantir mais conversão. O SEO é um dos pontos iniciais da sua estratégia, aliado a isso terá de criar mecanismos que captem o interesse dos utilizadores que visitam o seu site e que acabam por converter em subscrição de newsletter, pedido de informação sobre um imóvel, pedido de contacto, entre outros.

Hoje, mais que nunca, o Google vê as técnicas de SEO como uma entrega de conteúdo relevante e único para o utilizador. No passado bastava colocar algumas palavras-chave para que o nosso imóvel ficasse bem posicionado, hoje isso já não é possível e em muitos casos o Google acaba por penalizar quem o faz repetitivamente.

Como conseguimos dar a volta a isso?

Começando pela Homepage, existem 3 pontos fundamentais que terá que ter em atenção:

1. Título do site limite de 66 caracteres

Deverá configurar no seu eGo o plugin de SEO, dessa forma irá posicionar o seu site da melhor maneira possível para as palavras-chave do seu negócio. Por exemplo: imobiliária.

2. Keywords (Palavras chave)

(Imobiliária, Imóveis, Moradias, Terrenos, Imobiliária ‘a sua região’)

As keywords inseridas no eGO têm de estar separadas por vírgulas (,)

Nota: se as suas vendas forem muito expressivas numa região, por exemplo Lisboa, poderá colocar keywords como: ‘apartamento para venda em Lisboa‘ ou ‘moradia para venda em Lisboa‘, ou até mesmo por bairro.

3. Descriçãolimite 155 caracteres

Tente utilizar uma descrição que preencha apenas 2 linhas para ter mais visibilidade. Utilize palavras-chave que chamem os seus cliente a clicar no link, por exemplo: contacte a nossa equipa. Pode também colocar o número de telefone.

Deve utilizar as keywords na descrição, por exemplo: Imobiliária, Apartamento, Lisboa.

Em baixo fica um exemplo de descrição que poderá utilizar:

“Somos uma Agência Imobiliária em Lisboa com mais de 25 anos de experiência. A casa dos seus sonhos à distância de um clique, Visite-nos!”

Leia a parte II deste artigo

Por: Rui Patarrana