Como vender imóveis através de email marketing?

Email Marketing Imobiliário

O email marketing funciona e está mais vivo do que nunca.
Descubra os 3 passos para o sucesso dos emails da sua imobiliária.

O email marketing permite um diálogo entre os clientes e a sua equipa de vendas, por isso é uma das ferramentas mais poderosas para transformar interessados em compradores. Mesmo os contactos iniciados nas redes sociais só passam a conversas pessoais e se aproximam de uma venda depois de passarem para o email. É por isso que as imobiliárias e mediadores com mais sucesso online continuam a apostar forte em email-marketing!

É também um canal de vendas altamente rentável.
Segundo a Associação Americana de Marketing Directo, as campanhas de email marketing pagam-se a si próprias… e também poupam algumas árvores.

Se não está a investir a sério em email-marketing está a perder vendas.
Veja os 3 passos fundamentais para pôr os seus emails a vender:

1 – Crie a sua base de dados para o Imobiliário
Uma base de dados é algo muito simples: É apenas uma lista de pessoas com quem tem ou já teve contactos, seja por telefone, por email ou pessoais.
Uma base de dados de imobiliário deve conter:

a.Endereços de email dos potenciais clientes da sua mediadora imobiliária

b.Dados para personalização (ex: nome, apelido, género, etc.)

c.Dados sobre as preferências dos potenciais clientes, ou seja, o tipo de imóveis procurados (natureza, tipologia, localização, intervalo de preço, etc.)

Uma base de dados pode ser criada simplesmente como uma listagem em Excel, mas também há softwares de gestão imobiliária capazes de gerar bases de dados automaticamente e integradas com os contactos da empresa e a sua carteira de imóveis. (ex : gestão de contactos no eGO Real Estate)

2 – Tenha conteúdo apelativo para os potenciais clientes
Quase todos nós já vimos emails onde a informação sobre os imóveis sugeridos está mal organizada, confusa ou mal ilustrada. Emails com sugestões de imóveis que não têm nada a ver com as preferências dos destinatários (potenciais clientes). Este tipo de emails simplesmente não funciona.
O que funciona são emails com conteúdo que de facto interessa aos destinatários – as suas sugestões valiosas sobre imóveis que o cliente procura, sobre preços e localizações.
Os seus clientes vão saber que podem confiar em si e vão receber os seus emails com todo o interesse.

3 – Transforme emails em acções
Chegamos à recta final, onde um email enviado se transforma num pedido de visita ao imóvel, num contacto para saber mais informações sobre um imóvel, ou numa proposta para compra do imóvel.
Mesmo um email enviado à pessoa certa, na altura certa e com o conteúdo certo, pode falhar se não tiver bons “gatilhos de acção” (call-to-action).
Todos os emails enviados devem ter formas fáceis de contacto directo com a mediadora imobiliária:

a. Telefone do consultor imobiliário ou mediadora bem visível (com indicação do horário de atendimento)

b. Endereço de email da mediadora (e garantir uma resposta rápida)

c. Botões para contacto, que encaminham para um formulário no website da sua mediadora.

Sobre o envio de emails:

Para fazer o envio dos email é possível usar um email pessoal e fazer os envios um-a-um, mas é extremamente trabalhoso (especialmente se for uma grande base-de-dados).
Outro inconveniente é que muitos dos serviços de email (ex: Gmail) têm limites à quantidade de envios que se podem fazer diariamente (ex: o Gmail só permite enviar até 2.000 emails por dia).
Por estas razões, o uso de um email pessoal raramente é a melhor opção.

Actualmente há óptimas ferramentas para gerir as comunicações e campanhas de email de uma imobiliária e estas sim são a escolha acertada.
Alguns softwares de gestão imobiliária, como o Ego Real Estate, já têm todas as funcionalidades de:

Criação de base-de-dados para o Imobiliário,
Selecção dos imóveis a enviar com base nas preferências dos potenciais clientes.
Modelos de emails bem organizados e com “gatilhos de acção” integrados com as ferramentas de gestão da relação com os clientes da mediadora imobiliária.
Conclusão:

O email é uma ferramenta comercial altamente eficaz e não deve ser ignorada.
Tem rentabilidades muito altas comparado com outras formas de comunicação e ajuda a construir relações entre os consultores imobiliários e os seus potenciais clientes.
Mas acima de tudo… ajuda a fazer vendas!