A razão da 2ª feira ser o dia mais importante da semana?

gestao do tempo

A 2ª feira é o dia mais importante da semana! Não é apenas o primeiro dia, de um conjunto de 5 ou 6, de trabalho, é também o dia em que deve definir a organização dos restantes dias da semana.

Porque razão a 2ª feira é então um dia tão fundamental? Esta questão pode ter várias respostas, mas hoje vamos focar-nos na vertente organizacional da semana.

Não existem duas pessoas iguais, logo é normal que a forma como nos organizamos  também seja diferente , no entanto algumas estratégias podem ser aplicadas a qualquer pessoa.

Se as pessoas são todas diferentes, é normal que tenham também diferentes métodos de trabalho, de organização e até mesmo de gestão de tempo e prioridades. Se muitos de nós são meticulosos e extremamente organizados, outros têm uma atitude quase ‘displicente’ com a organização que fazem da sua semana ou dia-a-dia.

Se o seu ponto forte não é a organização, não se deve escudar atrás da velha desculpa Sou organizado na minha desorganização!.  Isso até pode ser verdade em casa, na desorganização da nossa garagem, ou na coleção de DVD´s, mas no trabalho não é de todo aceitável que isso aconteça. Não se esqueça que não trabalha sozinho!

Reserve um pouco da sua 2ª feira para programar toda a sua semana. Aproveite logo o começo da manhã, que por norma na gestão do imobiliário é um pouco mais calma. Não pense apenas no que tem de fazer nesse dia, projete toda a sua semana, e vá afunilando para períodos de tempo mais pequenos (semana, dia, manhã/tarde) pense sempre a longo prazo.

Dica: Na programação da sua semana/dia deixe sempre um espaço reservado para imprevistos, ou seja, para aquelas situações inesperadas que surgem na hora e não estavam contabilizadas no seu dia.

Gestão de Tempo e Energias:

É importante  que faça uma gestão das suas energias, assim como do seu tempo. Mas para isso é necessário que tenha um conhecimento profundo de si, enquanto pessoa e enquanto profissional!

Mantenha  sempre em mente a seguinte questão : Que objetivos quero/tenho atingir esta semana?

Se for necessário aponte num caderno ou agenda esses mesmo objetivos.

Adopte algumas técnicas para o ajudar nestes pontos:

- Definição de prioridades:

Ter prioridades é um dos passos mais simples, e importantes, para organizar o seu trabalho. Dê ênfase às tarefas que de facto são importantes, aquelas que não podem (e não devem) ser deixadas para mais tarde. Nem sempre as tarefas mais fáceis ou rápidas devem ser executadas em primeiro lugar. 

- Categorize as suas tarefas:

Tarefas Importantes vs Tarefas Urgentes.

Tarefas Importantes: Este é o tipo de tarefa que vai contribuir diretamente para o cumprimento dos objetivos que foram definidos (por si) para esta semana.

Tarefa Urgente:  Este é o tipo de tarefa que tem um prazo de execução imediato. Pode não ser a tarefa mais importante, mas pode influenciar a execução de outras tarefas definidas como importantes.

O grau de importância de uma tarefa dá-nos indicadores sobre a quantidade de energia e dedicação que deve ser colocada em cada tarefa! Qual o montante de tempo que é necessário para executar esta tarefa? Por sua vez o grau de urgência dá-nos o prazo (timming) de realização da tarefa, quando é que a tarefa tem de estar pronta?

Dica: Nem sempre as tarefas importantes são as mais prioritárias.

Planeie a sua semana:

- Crie uma lista de tarefas a serem realizadas durante a semana.

- Atribua a cada uma das tarefas a importância e a urgência, em relação aos objetivos propostos.

- Defina uma previsão da duração de cada tarefa e o tempo de execução da mesma.

- Tenha a sua informação sempre organizada e acessível.

Ter a informação organizada é crucial para que possa efetivamente poupar tempo. Se tiver uma reunião com um cliente, seja no escritório ou fora dele, é fundamental que a informação, sobre o cliente e/ou imóvel, esteja compilada e acessível de forma a conseguir, rapidamente, dar resposta a qualquer questão.

O eGO Real Estate permite-lhe, entre uma série de funcionalidades da gestão de força de vendas, fazer esta agregação e organização da informação.

Dicas importantes para um planeamento de sucesso:

- Auto conhecimento:

Saiba como funciona melhor! Faça a gestão da sua energia de forma a poder otimizar melhor os períodos em que se sente com a energia no máximo, e assim executar as tarefas que exigem mais esforço e concentração.

Atribua pequenas recompensas pela execução de tarefas e objectivos alcançados. Pequenos gestos como riscar uma tarefa executada na agenda, dão-nos a sensação de cumprimento.

Organize o seu local de trabalho, garanta que está arrumado e confortável, para si para os seus colegas e para os potenciais clientes que o possam visitar. O mesmo se aplica quando anda na rua, ao utilizar o eGO Real Estate no seu tablet  ou smartphone garante que tem sempre disponível toda informação atualizada sobre clientes e imóveis.

Tome em atenção:

Ser multi-tarefas não é fazer muita coisa ao mesmo tempo, normalmente não dá muito bom resultado. existem sempre mil coisas para fazer durante o dia, e por vezes queremos fazê-las todas na mesma altura. O que invariavelmente acontece é que não conseguimos fazer nem um terço do que queremos e depois chega o sentimento de desilusão e fracasso. A solução é planear!

Importante:

- Todos temos os nossos limites (conheça os seus)

- Não é possível concretizar todas as exigências (nossas e dos outros) ao mesmo tempo (crie prioridades)

- O Erro e a Paciência são inerentes ao ser humano, assim como a Persistência.

Boa 2ª feira e boas vendas!

Texto de: Vasco Neves